Documentário revela importância da sanfona de oito baixos. Paraibano de Lagoa Seca é um dos protagonistas do filme. Saiba mais

O músico e pesquisador carioca Leo Rugero, mestre em sanfona de oito baixos, passou mais de quatro anos estudando a história e a prática do instrumento para compor sua tese acadêmica pela UFRJ. Com este material produziu precioso filme documentário "Com Respeito Aos Oito Baixos".

"O filme reúne nomes de famílias influentes na propagação da cultura sanfoneira, entre elas os Calixtos e os Gonzagas, que fizeram história com a canção “Respeita Januário”, o percussor dos caminhos para a produção de discos, e até mesmo de composições instrumentais, a partir da década de 40.

Durante o tempo em que ficou submerso nas pesquisas, Leo Rugero concluiu que a sanfona de 8 Baixos esteve ameaçado de extinção, principalmente por falta de interesse da nova geração de músicos, que o julgaram defasado, após a invenção da moderna sanfona de 120 baixos, que ganhou a fama de ser mais completa.

"Percorremos o Brasil adentro, não há incentivo para a prática da sanfona de oito baixos, que ainda continua restrita às áreas rurais. Pouco existe das grandes festas espontâneas de bailes. Por isto incentivo a esta nova geração a ter interesse pela sanfona de 8 Baixos", disse Leo.

"De Norte a Sul, o ritmo plural da sanfona de oito baixos se faz presente na história. Hoje, ela começa a ganhar a atenção que merece e a contemplação das pessoas, quase o que aconteceu com o choro. Está virando cult, e a tradição agradece".

A realização do filme “Com Respeito aos Oito Baixos” se tornou possível mediante o fato do projeto ter sido contemplado pelo “Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012”. Este projeto foi idealizado, roteirizado e dirigido por Leonardo Rugero Peres (Léo Rugero) em co-produção com Internet Filmes e Foto In Cena.

O filme foi realizado entre agosto de 2012 e junho de 2013, tendo sido realizadas as filmagens no Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco, acompanhando o trajeto que norteou a pesquisa de campo que resultou na dissertação “Com Respeito aos Oito Baixos – Um Estudo Etnomusicológico sobre o Estilo Nordestino da Sanfona de Oito Baixos”, desenvolvido entre 2009 e 2011 na Escola de Música da UFRJ, sob orientação do prof. Dr. José Alberto Salgado.

O filme conta com as participações de Joquinha Gonzaga, Mestre Pedro, Vicente Telles, Anselmo Alves, Enock Lima, Leda Dias, Nego do Mestre, Zé Calixto, Geraldo Correia, Luizinho Calixto, Antonio da Mutuca, Pedro Manú, Vinicius Antonio de Souza, João Cordeiro, Expedito Ferrugem, Aline Justino, Valdir Santos, Ivison Santos Silva, Cirinéia Amaral, Thiago Souza Calisto, João Calixto, Bastinho Calixto e José Alberto Salgado, além da participação especial da Orquestra Sanfônica de Santa Cruz do Capibaribe.

Um paraibano de Lagoa Seca é protagonista do filme

Zé Calixto nasceu no dia 16 de julho de 1933, no Sítio Araticum, em Lagoa Seca, antigo distrito de Campina Grande, município localizado no Agreste da Paraíba. Aos oito anos já tocava sanfona e aos 12 anos já comandava bailes e festas sozinho em Campina Grande. Foi nessa época, durante suas apresentações, que conheceu Genival Lacerda e Jackson do Pandeiro.

Em 1959, durante o período de lua-de-mel de seu recente casamento, foi convidado por um amigo para fazer uma gravação no Rio de Janeiro. Deixou sua esposa e aceitou viajar 8 dias de ônibus e voltou três meses depois para buscar sua companheira, mudando-se para a cidade maravilhosa.

Conhecido como o Rei dos oito baixos, dedicou toda sua vida à sanfona. Em 1960, gravou uma série de 4 discos ao acordeom pela gravadora Sinter com os forrós "Forró de Seu Dideu", "Forró em Serra Branca", "Forró em Campina Grande" e "Bodocongó"; a polca "Polquinha brejeira"; o frevo "Oito baixos no frevo"; o xote "Xote em fá" e o choro "Bossa-nova em oito baixos", todas de sua autoria. Com sua sanfona de oito baixos, chamou tanto a atenção dos produtores cariocas, que logo foi contratado pela Phillips, passando a gravar. (texto retirado do site Dicionario Cravo Album de música popular brasileira).

Conheça um pouco da história da Família Calixto no filme "O Milagre de Santa Luzia", protagonizado por Dominguinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas