Mestres da Cultura Popular: Baixinho do Pandeiro

No dia 19 de maio de 1940 nasceu na cidade de Alagoa de Remigio, José Pedro Fernandes, vulgo Baixinho do Pandeiro. Aos 14 anos, influenciado pelo estilo e pela música de Jackson do Pandeiro, aprende a tocar sozinho o instrumento. Totalmente envolvido com o ritmo, confecciona seu próprio pandeiro com lata de doce e tampa de garrafa, começando assim a tocar com seu 1° parceiro, o sanfoneiro Severino de Esperança. Ganhou de um amigo, seu primeiro pandeiro profissional, apenas aos 30 anos de idade.

Buscando os grandes movimentos culturais, Baixinho do Pandeiro passou a viver em Campina Grande, onde se tornou figura conhecida na vida cultural da cidade. Recebeu o apelido do cantor Biliu de Campina, passando a fazer parte da sua banda desde o inicio de sua formação.

Ao longo dos anos dividiu o palco com grandes nomes da música paraibana e nacional como: Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio José, Cabruêra, Clã Brasil, entre outros. Participou da Orquestra Sanfônica da Paraíba durante 11 anos, além de ter ministrado oficinas de pandeiro no núcleo de Arte e Mídia da UFPB, Funjope (Fundação de Cultura de João Pessoa) e Teatro municipal de Campina Grande.

Após muitos trabalhos e um longo caminho percorrido, foi contemplado pela Lei Canhoto da Paraíba em 2009 com o  título de Mestre da Cultura Popular. A homenagem é concedida pelo Conselho Estadual de Cultura, através da Lei Nº 7.694, de 22 de dezembro de 2004. 

Comentários

Postagens mais visitadas