Ibope: Dilma cresce e abre 22 pontos de vantagem sobre Marina

De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta (26), presidenta lidera nas citações espontâneas, com 19%, e em todos os cenários do segundo turno.

Pesquisa realizada pelo Ibope analisou as intenções de voto para presidente da República no ano que vem. Dilma Rousseff abriu 22 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva. No último levantamento do instituto, em julho, a diferença era de 8 pontos.

No cenário com Aécio Neves (PSDB), Dilma ganharia com 38% das intenções, seguida por Marina (16%), Aécio (11%) e Eduardo Campos (4%). Votos brancos e nulos somam 15% e os indecisos, 16%.

Já com o tucano José Serra na disputa, Dilma aparece com 37% das intenções, seguida de Marina Silva, com 16%. Serra aparece em terceiro, com 12%, e Eduardo Campos, com 4%. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 16%.

Em relação às citações espontâneas, sem que sejam apresentados cenários, Dilma aparece com maior percentual (19%). Em seguida, está o ex-presidente Lula, com 11%, Aécio Neves, com 5%, Marina Silva, com 4%, José Serra, com 3%, e Eduardo Campos, com 1% das intenções de voto. Outros possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os indecisos somam 45% e 12% dizem que votariam em branco ou nulo.

Segundo turno

O Ibope também analisou possíveis cenários de segundo turno. Com Aécio Neves, Dilma teria 45%, contra 21% do tucano. Votos brancos e nulos somam 20% e os indecisos, 15%.

Com Marina Silva, Dilma teria 43%, ante 26% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 17% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

Já com Eduardo Campos, a presidenta teria 46% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano, 14%. Votos brancos e nulos somam 23% e os indecisos, 17%.

No último cenário, entre Dilma e José Serra, a presidenta seria eleita com 45%, contra 21% de Serra. Votos brancos e nulos totalizam 20% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

A pesquisa também mostra que José Serra é o campeão de rejeição: 47% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum. Marina Silva e Edurado Campos têm 36% de rejeição. Já 35% não votariam em Aécio Neves e 34% não votariam em Dilma Rousseff.

O Ibope ouviu 2002 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 12 e 16 de setembro, em 141 municípios. Segundo o instituto, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas