Especial das Seis: o genial Cassiano

Você já brincou de amores? Caminhou pela estrada? Olhou em volta e só viu pegadas? Saiu da fossa? Salvou a flor que ia morrer? Andou de bar em bar?

Se já fez tudo isso, ótimo. Sinal de que você sabe de quem estou falando.

Se você não conhece, é hora de conhecer o trabalho de um dos mais brilhantes compositores da nossa MPB em qualquer tempo: Genival Cassiano dos Santos, ou simplesmente, Cassiano.

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, veio para o Rio de janeiro em fins da década de quarenta. Na Cidade Maravilhosa, foi nessa época que aprendeu com o pai a tocar violão e bandolim e foi ajudante de pedreiro. Aos 19 anos, entrou para o meio artístico como integrante do grupo Bossa Trio, mais tarde rebatizado de Os Diagonais (com seu irmão Camarão, Hyldon e Amaro) - que participariam nos três primeiros discos de Tim Maia fazendo os vocais de apoio. O grupo se apresentava por cidades mineiras e baianas.

Em 1969, o grupo gravou pela Epic/CBS alguns compactos e um único LP "Cada um na sua", no ano de 1971, no qual o grupo incluiu "Não dá pra entender" e "Clarimunda", as duas de sua autoria. Ao lado de Tim Maia, Carlos Dafé, Banda Black Rio, Gérson King Combo e Hyldon, foi um dos precursores da soul music no Brasil. Influenciado tanto pela música negra norte-americana, particularmente Stevie Wonder e Ottis Redding, quanto por Lupicínio Rodrigues. Devido ao comportamento controverso, assim como o do amigo Tim Maia, ambos se auto-intitulavam músicos doidões.

Tocou ao longo da década de 1960 na noite do Rio e de São Paulo. Só viria a se tornar conhecido em 1970, quando participou como guitarrista no primeiro disco de Tim Maia, que gravou duas composições suas em parceria com Sílvio Rochael, que logo se tornaram sucessos naquele ano.

Cassiano já estava ganhando notoriedade quando Tim surgiu como uma bomba na MPB, cantando uma de suas primeiras composições: o eterno hit "Primavera (Vai Chuva)".

"Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Que eu quero estar junto a ti

Eu, é primavera, te amo
É primavera, te amo
meu amor

Trago esta rosa
para te dar
Trago esta rosa
para te dar

Meu amor
Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
É primavera... (vai chuva)"

Comentários

Postagens mais visitadas