Cinema: tem início Mostra de Curtas Paraibanos

Tem início nesta segunda-feira, 19, a Mostra de Curtas Paraibanos, promovida pelo CINESESC no Liceu Paraibano, nos horários das 10h e 15h. A entrada é franqueada ao público interessado.Estarão em destaque diretores do nível de Arthur Lins, Vladimir Carvalho, Carlos Dowling, Mateus Andrade, João de Lima Gomes, entre outros.

A Mostra de Curtas Paraibanos é uma parceria do SESC Centro João Pessoa, através do Setor de Cultura, com o curso de Cinema da UFPB e NUDOC – Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB.  O evento segue até o dia 23 de agosto. 

A programação está distribuída da seguinte forma:

Dia 19: 

Uma Flor na Várzea
Direção: Matheus Andrade e Mislene Santos
Duração: 20 min
Ano:2006
Sinopse: Em agosto de 1983, a líder do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, Margarida Maria Alves, foi assassinada na porta de sua casa com um tiro de espingarda calibre 12 no rosto. No período em que presidiu o sindicato, Margarida travou uma verdadeira luta contra os latifundiários da região ao reivindicar o direito dos trabalhadores rurais. Sua ação sindical foi apontada como a principal causa de sua morte. Entretanto, Margarida foi uma liderança complexa: ela apresentou uma forte contradição política nas eleições de 1982, o que sugere outros questionamentos sobre o 'caso Margarida'.

Duas Vezes Não Se Faz 
Direção: Marcus Vilar 
Duração: 12 min
Sinopse: Um poema sobre a Ponta do Cabo Branco, extremo oriental das Américas, mostrando sua lenta degradação pelas correntes marítimas e os fluxos das marés, acentuada nas últimas décadas pela intervenção humana nas encostas. É um grito de alerta para a preservação de um dos mais importantes monumentos naturais do Brasil. 

Família Vidal 
Direção: Diego Benevides 
Duração: 15 min 
Ano: 2010 
Sinopse: O retrato de uma família circense a partir de suas experiências vividas em seu mundo. De cidade em cidade, de um bairro a outro, a Família Vidal é uma esquecida, porém uma legítima prova de amor, doação ao circo brasileiro. 

Dia 20:

O Guardador 
Direção: Diego Benevides
Duração: 8 min 
Ano: 2007 
Sinopse: Um funcionário de um laboratório de anatomia e algumas histórias pra contar.

O Instrumento Detector de Alguma Coisa 
Direção: Otto Cabral
Duração: 10 min 
Ano: 2007 
Sinopse: No mundo todo ele já está disseminado. 
Melhor Vídeo Documentário no Vitória Cine Vídeo em 2007.

O Condutor de Metais 
Direção: Alexandre Macedo 
Duração: 10 min 
Sinopse: Retrata o cotidiano de Sinval, catador que ganha a vida no centro histórico de João Pessoa e que, além de colecionar moedas e cédulas antigas, possui uma linguagem muito peculiar.

A Bagaceira Engenho e Brejo
Direção: João de Lima Gomes e Manoel Clemente
Duração: 7 min
Sinopse: Documentário sobre uma da maiores obras do escritor José Américo de Almeida, com imagens do lugar onde ele se inspirou, intercaladas com trechos marcantes do livro. 

Dia 21: 

Funesto a Farsa Irreparável em Três Tempos 
Direção: Carlos Dowling 
Duração: 44 min
Sinopse: Três homens escutam um programa radiofônico enquanto jogam um carteado. O programa narra funestas histórias verídicas, apesar de inverossímeis. A primeira história, que acompanha o jogo inicial de cartas, verseja sobre Ruso Apfestrudell, um inusitado galã, e suas sinistras práticas de galanteio, um autêntico papa-viúvas. O segundo caso narrado trata do crônico e final protelo de Odin Olmos, onde destrona e entrona a Morte, findando o segundo jogo carteado. O terceiro jogo trata do embate da poesia de um anjo coveiro e a realidade de um poeta augusto, durante o percurso de uma troça errante de carnaval em cortejo. As três histórias se reencontram ao fim do jogo de cartas, e locutor radiofônico ressoa que as verdades não são vistas, porém narradas.

Dia 22:

Aruanda
Direção: Linduarte Noronha 
Duração: 21 min 
Sinopse: A história de um quilombo, formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo.

O Plano do Cachorro 
Direção: Arthur Lins e Eli Marques 
Duração: 10 min 
Ano: 2009 
Sinopse: Cachorros vagam solitários aguardando a morte chegar. 

Cinemameu
Direção: Rodrigo Aragão Quirino
Duração: 11 min
Ano: 2011
Sinopse: Um casal de amigos está escrevendo o roteiro de uma curta metragem que irão realizar, porém os limites entre criador e criatura são mais estreitos do que podemos imaginar. E enquanto escrevem seus personagens tomam vida e passam a interagir com os roteiristas.

Dia 23: 

Oficinas e capacitação

Em paralelo ao roteiro de exibições seguidas de debates com os realizadores dos filmes escolhidos, a mostra inclui ainda duas oficinas relacionadas à produção de curtas desenvolvida na Paraíba por variadas gerações de cineastas.

Oficina 'Captação de Imagem e Finalização de Curtas Metragens'
Ministrante: Rodrigo Aragão Quirino
Local: Auditório do SESC Centro João Pessoa
Horário: 10h00 às 12h00

Oficina ‘Fotografia para Cinema e Audiovisual’
Ministrante: Mateus Andrade
Local: Auditório do SESC Centro João Pessoa
Horário: 08h00 às 10h00

Serviço:

O Sesc-Centro fica localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa. Fones: (83) 3208-3158 e (83) 9996-0183.
O Liceu Paraibano fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro – João Pessoa. Fone: (83) 3218-4209.

Comentários

Postagens mais visitadas