Marcos Marcos Valle comemora 50 anos de carreira com disco ao vivo

A história do álbum que marca os 50 anos de carreira de Marcos Valle, comemorados em 2013, teve início com outra importante data: os 80 anos do Cristo Redentor, em 2011. Valle foi convidado a fazer um dueto com uma cantora estrangeira, fã de sua obra: Stacey Kent. Juntos cantaram o clássico “Samba de Verão”. O evento selaria a amizade e a parceria com a cantora e seu marido – o saxofonista Jim Tomlinson – com os quais agora Marcos Valle lança o álbum comemorativo de seus 50 anos de carreira: Marcos Valle e Stacey Kent – Ao Vivo, gravado no bar Miranda, no Rio de Janeiro, em 2012.
Para o repertório foram escolhidas canções que já tivessem versões em inglês e com as quais a cantora se identificasse. Nessa toada, “Samba de Verão”, “Batucada Surgiu” e “Preciso Aprender a Ser Só” estão presentes. Em meio aos clássicos também há espaço para obras mais recentes, como “La Petite Valse”, do álbum Jet-Samba(2005), e “My Nightingale” (Contrasts, 2004). “As coisas aconteceram naturalmente. Não foi planejado estar lançando esse disco agora. Mas esse álbum se tornou o meu comemorativo dos 50 anos. Ali, tem a respiração da música ao vivo. Eu pensei: esse é o disco ideal para marcar toda essa história”, conta Marcos Valle. O disco foi gravado por conta própria. Marcos Valle fez  parceria com uma escola técnica de áudio para fazer o registro e, depois de conferir o resultado, o ofereceu à gravadora Som Livre, que lança o CD.

Dos 50 anos de carreira, Marcos Valle destaca dois momentos marcantes: o início e a fase atual. “Quando o Tamba Trio gravou minha música em 1963 ["Sonho de Maria" integrou o álbum Avanço, do trio carioca] e começou a tocar no rádio. Aquilo foi realmente incrível. E um segundo momento: o atual. Depois de 50 anos de carreira as coisas poderiam estar mais mornas. Eu poderia estar mais em casa, sem trabalhar tanto. E, na verdade, o que está acontecendo é o contrário. Está tudo fervendo. Acabei de voltar de um festival na Europa com shows muito bons, muitos jovens ouvindo minha música. Agora tem o lançamento do álbum com quatro shows agendados pelo Brasil. Isso é muito bom!”, garante o artista.  No ano passado, o compositor teve parte de sua carreira discográfica contemplada em duas caixas: Marcos Valle Tudo (EMI) e Marcos Valle – Anos 80 (Selo Discobertas).

Comentários

Postagens mais visitadas