Museu Assis Chateaubriand inaugura biblioteca e homenageia poeta paraibano

Campina Grande ganhou mais um espaço para leitura e para o aprofundamento do conhecimento. Trata-se da biblioteca setorial “José Alves Sobrinho”, instalada no Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A biblioteca reúne obras sobre arte, pintura, fotografia, arquitetura, literatura, cultura, biografias de artistas nacionais e internacionais, catálogos de exposições, boletins de museus, CDs, DVDs e folhetos.
 
A biblioteca tem seu nome em homenagem ao grande poeta e estudioso da cultura popular brasileira, o paraibano José Alves Sobrinho (1921-2011). O acervo é composto por cerca de 700 livros já prontos para consulta e formou-se a partir de doações de instituições como a Petrobrás, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Instituto Tomie Ohtake e doações particulares, bem como através de intercâmbios entre bibliotecas da Universidade Estadual.
 
O acervo é automatizado pelo SIABI, Sistema de Automação de Bibliotecas, e pode ser consultado in-loco e on-line. O acesso às obras da biblioteca apresenta-se através de consulta local para toda comunidade. Por enquanto não haverá possibilidade de empréstimo, apenas consulta local para todos os visitantes do museu.
 
Segundo a bibliotecária Fernanda Mirelle, a biblioteca consiste em um espaço destinado ao conhecimento dos vários campos da arte e da cultura local, pela comunidade acadêmica e dos usuários do Museu Assis Chateaubriand. “Embora com um acervo ainda pequeno e em desenvolvimento, busca-se o reconhecimento da B-MAC/UEPB como um espaço destinado ao conhecimento dos vários campos da arte e da cultura local, pela comunidade acadêmica e dos usuários do Museu Assis Chateaubriand”, comentou.
 
Para tanto, espera-se estabelecer metas de desenvolvimento do acervo, tais como adquirir materiais informacionais que tragam um conhecimento maior da arte e cultura paraibana, nordestina e brasileira, com vistas a construir uma identidade regional. “Espera-se um grande fluxo de usuários para melhor conhecer suas necessidades informacionais e assim expandir nosso acervo e serviços”, disse Fernanda.
 
A biblioteca funciona de terça à sexta, das 9h às 18h, não fechando para o almoço. O Museu está localizado na Rua João Lélis, 581, Catolé.

Comentários

Postagens mais visitadas