X Seminário de Folkcomunicação homenageia os 30 anos do Maior São João do Mundo


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nesta quinta-feira (20), em Campina Grande, o X Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. “Além de comemorar seu décimo aniversário, o que ressalta a importância que assumiu tanto no cenário regional quanto nacional, o evento faz uma homenagem especial aos 30 anos do Maior São João do Mundo, um das festas mais importantes do calendário cultural e turístico brasileiro”, diz o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva. 

Promovido pelo Departamento de Comunicação Social da UEPB, com apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o simpósio reunirá centenas de participantes entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e segmentos da comunidade, além de ser aberto ao público em geral interessado em debater as transformações que afetaram os festejos juninos nas últimas três décadas e suas perspectivas em médio e longo prazo.

O seminário será realizado no Teatro Paulo Pontes, local anexo do Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 9h30, com a presença de autoridades, convidados e participantes. Destaque para a exibição de uma entrevista inédita, concedida à professora da UFPB Zulmira Silva Nóbrega, do ex-senador Ronaldo Cunha Lima, detalhando a origem e a evolução do Maior São João do Mundo, nos inícios dos anos 1980, durante sua segunda gestão como prefeito de Campina Grande. A solenidade de abertura terá, ainda, uma série de apresentações de grupos artísticos locais.

A primeira mesa redonda do seminário será “História e Memória do Maior São João do Mundo”, que contará com o secretário de Assistência Social de Campina Grande, João Dantas, a ex-presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e atual diretora do Memorial do Maior São João do Mundo, Cléa Cordeiro, o radialista Eraldo Vieira César, o jornalista e cartunista Fred Ozanan, e a professora da UEPB, Gisele Maria Sampaio de Araujo. Representando nomes que em diversas áreas protagonizaram os 30 anos do São João de Campina Grande, os debatedores farão uma retrospectiva das iniciativas, projetos e experiências que marcaram e projetaram a festa no Brasil e no exterior.

Às 14h será realizada a mesa redonda “Os Festejos Juninos na Pesquisa em Folkcomunicação e Cultura Popular”. Os professores Elizabeth Christina Andrade Lima (UFCG), Zulmira Silva Nóbrega e Luciana de Oliveira Chianca (UFPB), Cristiane Maria Nepomuceno e Luiz Custódio da Silva (UEPB), estarão debatendo a importância do Maior São João do Mundo para o avanço dos estudos na área de comunicação, economia da cultura e ciências humanas e sociais. 

A programação terá prosseguimento às 16h, com a mesa redonda “Tendências e Desafios das Festas Juninas em Campina Grande e na Paraíba”. Além dos professores André Luiz Piva de Carvalho (UFPB) e Goretti Maria Sampaio de Freitas (UEPB), comporão a mesa a secretária de Cultura, Marlene Alves Sousa Luna, e a coordenadora de Turismo do Município, Catherine Bento Brasil. Em debate as políticas, estratégias e parcerias entre o governo do Estado, prefeituras e iniciativa privada para aperfeiçoar, nas próximas décadas, a sustentabilidade política, econômica, social e cultural dos festejos juninos.

O seminário terá seu encerramento no final da tarde da próxima quinta-feira (20). Destaque para o Coral da Associação para o Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Sítio Convento de Riachão do Bacamarte que apresentará um popurri de músicas que, há décadas, marcam a história do São João de Campina Grande e do Nordeste brasileiro. As inscrições no evento são gratuitas, podendo ser efetuadas através do endereço http://goo.gl/i5FDg, ou no próprio Teatro Paulo Pontes, a partir das 9h do próximo dia 20, no momento de credenciamento dos participantes. Maiores informações poderão ser obtidas no site do Repórter Junino (http://www.reporterjunino.com.br/).

De local à global 

Organizado pelo Grupo de Pesquisa e Programa de Extensão Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, desde 2004 que o Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular passou a representar um dos eventos mais importantes da programação do São João de Campina Grande. 

A consolidação do seminário permitiu à UEPB, no ano passado, sediar a 15ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação, promovida com a Rede Folkcom e a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. O Folkcom 2012 contou com apoio, ainda, da Prefeitura de Campina Grande, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e várias universidades do Nordeste.

A conferência abordou o tema Festas Juninas na Era Digital, da Roça à Rede, com uma programação que incluiu palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e oficinas. Além de nomes importantes aos estudos em folkcomunicação e cultura popular no Brasil, o Folkcom 2012 trouxe à Campina Grande pesquisadores dos Estados Unidos, Portugal e Espanha que contribuíram para fortalecer o debate em torno das transformações e dinâmicas envolvendo as manifestações das culturais locais e regionais face os processos de globalização da economia e mundialização da cultura. 

A realização do seminário promovido pela UEPB, na próxima quinta-feira, antecede a 16ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação que terá sede em Juazeiro do Norte (CE), entre os dias 26 e 28 de junho, enfocando a temática Arte e Cultura Popular para o Desenvolvimento Regional no Contexto da Folkcomunicação, cujo site oficial poderá ser acessado via o endereço http://folkcomufc.blogspot.com.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas