Vem aí o 4º Festival Internacional de Música de Campina Grande


Na terra do Maior São João do Mundo não tem espaço apenas para o forró, mas também para o clássico. Pelo quarto ano seguido a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estará contribuindo para a realização do Festival Internacional de Música de Campina Grande. Este ano, o evento, realizado pela UEPB e pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), acontecerá de 1º a 6 de julho e trará renomados músicos do Brasil e mais 12 países. Será a vez de popularizar a música erudita. Pianistas, regentes e amantes da música clássica participarão do evento.

O Festival, coordenado pelos professores Carlos Alan Peres da Silva, coordenador geral, e Vladimir Silva diretor artístico, terá como o objetivo dinamizar a vida acadêmica, artística e cultural da cidade, do estado e da região. A meta, segundo os organizadores, é ser um evento de referência internacional, ampliando a visibilidade de Campina Grande no setor da música.

Fortalecer intercâmbios e parcerias, gerando emprego, renda e a expansão do mercado de trabalho, são as metas a serem alcançadas durante o evento. Além do corpo docente formado por professores com vasta experiência internacional, este ano o festival recebe grupos e artistas novos e consagrados como o violinista Netanel Draiblate (Israel/EUA); o pianista Mauro Bertoli (Itália/Canadá), o pianista Hye Youn Park (Coreia), a violinista Sônia Feres-Lloyd (Brasil/EUA), o músico David Gardner (Brasil/Inglaterra) entre outros músicos de renome nacional e internacional.

Assim como nas edições anteriores, durante a realização do evento serão oferecidos cursos de flauta, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, piano, canto, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e regência. Haverá ainda palestras, lançamentos de livros e CDs. A orquestra e o coro do festival serão formados por alunos e professores. Os alunos que forem selecionados participarão das aulas, ensaios e concertos de câmara.

O IV Festival Internacional de Música de Campina Grande, reunirá professores oriundos do Brasil, França, Itália, Canadá, Coreia, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Venezuela, Costa Rica, Israel e Áustria. Os alunos chegam de diferentes estados: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Goiás.

As inscrições para quem quer participar do 4º Festival Internacional de Música podem ser feitas até o dia 20 de junho no site www.fimus.art.br. As aulas acontecerão das 9h ao meio-dia, na UFCG. Alguns cursos serão realizados à tarde, excepcionalmente. Uma lista completa com salas e horários será apresentada na semana anterior ao Festival. Os ensaios acontecerão à tarde, das 15h às 18h, no Teatro Municipal, Mosteiro Santa Clara e na UFCG.

Os concertos serão realizados à noite, no Mosteiro Santa Clara e no Teatro Municipal Severino Cabral. Na cidade de Patos, os concertos serão realizados nos dias 2, 3 e 4, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, às 19h.

Participam dos concertos os grupos Quaternaglia Guitar Quartet (São Paulo – SP) – indicado ao Prêmio da Música Brasileira, 2103; “Nó na madeira” (São Paulo – SP); “Texas A & M University Chorale” (EUA); “New World Trio (EUA-Israel/Canadá-Itália/Inglaterra-Brasil)”; “Quarteto de Cordas do Festival (Netanel Draiblate, Angela Perazzo, Sônia Lloyd Feres e David Gardner)”, “Big Band do Festival – Daniel Kelly e Jean Márcio”; “Coro em Canto, regido por Lemuel Guerra;”, “Coro de Câmara de Campina Grande”, regido Vladimir Silva; e Orquestra de Câmara da UFCG; regido pelo maestro Francieudo Torres.

A pianista Eudóxia de Barros receberá o Prêmio Radegundis Feitosa e apresentará um recital temático com obras do compositor Ernesto Nazareth, cujo sesquicentenário de nascimento se comemora este ano. Será também apresentado um recital de canto lírico com obras de Claudio Santoro, sobre poemas de Vinicius de Moraes, cujo centenário de nascimento celebramos este ano.

Comentários

Postagens mais visitadas